03 dezembro 2020

Abertura da Noite Europeia dos Investigadores em Évora

A abertura da Noite Europeia dos Investigadores de 2020 foi assinalada na tarde de 27 de Novembro, na Praça de Giraldo, com intervenções de representantes da Universidade de Évora e parceiros locais. A Câmara Municipal de Évora esteve representada pela Vereadora da Educação, Sara Dimas Fernandes. Proferiram ainda intervenções os Professores da Universidade de Évora Maria de Fátima Nunes (Coordenadora Local da NEI), Antónia Fialho Conde e António Candeias, assim como a responsável pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

 

O evento iniciou-se com "Vozes brônzeas na paisagem sonora eborense: a prática sineira como património", que consistiu no toque dos sinos em oito torres sineiras da cidade de Évora, actividade coordenada pelo investigador Rodrigo Teodoro de Paula, do projecto PASEV – Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora (1540-1910).

 

Devido à pandemia de COVID19, o consórcio do projeto organizou um programa online com mais de duas centenas de atividades em diversas áreas científicas, a maioria on-line, em https://noitedosinvestigadores.org

 

De salientar ainda que, no que concerne à participação camarária, foram produzidos dois vídeos de atividades filmadas no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento que pode conhecer aqui: https://youtu.be/V_0lw8OnstY (O Fantástico mundo dos Cogumelos) e https://youtu.be/sTgSFxJhSu0 (Paisagem e Identidade Local – Leitura da Paisagem).

 

Pode assistir à abertura nacional do evento no canal YouTube NEI em https://youtu.be/XTIzoClU06I ou à abertura local em Évora, no canal da Universidade de Évora, em https://youtu.be/Vhsf1K140jQ onde estão também outros vídeos da NEI.

NEI1.JPG NEI2.JPG NEI3.JPG NEI4.JPG NEI5.JPG