11 dezembro 2020

PLANO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DE ÉVORA APRESENTADA A 1ª FASE: CARATERIZAÇÃO

Ontem, 10 de dezembro de 2020, foi o dia da apresentação pública da Fase 1 do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSE). A sessão, que decorreu no auditório do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, foi também transmitida on-line.

O PMUSE foi apresentado pelos técnicos como um instrumento que estabelece a estratégia global de intervenção em matéria da organização das acessibilidades e gestão da mobilidade, definindo um conjunto de propostas que contribuem para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável. Será um plano de grande importância estratégica para a cidade e para os cidadãos, mas também necessariamente flexível, e por isso aberto ao contributo de todos, em que a opinião de cada um é fundamental para o cumprimento do interesse coletivo.

Para além de um conjunto de técnicos e representantes de várias instituições da cidade com ligação à temática da mobilidade, esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Évora, que abriu a sessão com uma mensagem de agradecimento e incentivo ao trabalho da equipa de coordenação do Plano. Carlos Pinto de Sá fez questão de salientar que o Município de Évora nos últimos anos tem sido pioneiro na planificação estratégica em áreas fundamentais com ligação direta ao bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Apontou como exemplos os planos e projetos setoriais inseridos no combate às alterações climáticas e também as diversas ações integradas no programa de revitalização do Centro Histórico. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável surgiu naturalmente como um instrumento necessário e determinante nesta dinâmica da gestão do Município. O Presidente da Câmara sublinhou a importância da participação comunitária e terminou com um desafio: "respeitar e manter a identidade cultural, mas sobretudo encontrar soluções para as pessoas".

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável será desenvolvido em três fases: a primeira, agora apresentada e designada por "caraterização", inclui um diagnóstico detalhado da situação existente, dos problemas em evidência, das necessidades e aspirações identificadas para os diversos setores e grupos de interesse comum. É nesta fase que os contributos da comunidade são mais importantes e necessários. A segunda, que será a fase preliminar de elaboração do Plano, deverá já conter objetivos definidos e propostas estratégicas de solução. Na terceira fase, a última, irá ser apresentada a versão final do PMUSE. Deve ser salientado que em todas as fases de construção do Plano, será mantida aberta a discussão pública, sendo analisados todos os contributos que forem apresentados.

No final foi registado um conjunto importante de contributos sob a forma de propostas e sugestões para reflexão, que o Vereador Alexandre Varela, responsável pelo Pelouro da Mobilidade agradeceu ao encerrar a apresentação.

Pode aceder ao vídeo da sessão no site oficial da CME em www.cm-evora.pt e, caso o entenda, enviar as suas propostas, sugestões ou comentários para o seguinte endereço eletrónico: cme.pmuse@cm-evora.pt.