Duas histórias que se cruzam. Khaled é um refugiado sírio que perdeu quase toda a família. Chega a Helsínquia e procura asilo sem grande esperança no seu futuro. Wikström é um caixeiro-viajante nos seus cinquenta anos que decide deixar a mulher e o trabalho. Muda de vida e compra um pequeno restaurante. Quando as autoridades decidem extraditar Khaled, como muitos outros, ele decide ficar ilegalmente em Helsínquia e desaparecer nas ruas da cidade, onde é vítima de vários actos de racismo, mas onde também encontra bondade pura. Wikström descobre-o e decide contratá-lo. A vida parece sorrir por um momento, mas o destino depressa intervém, podendo tanto conduzir a uma vida respeitável como ao cemitério.
Aki Kaurimäki foi distinguido com o Grande Prémio da Crítica Internacional para o Melhor Filme do ano por O Outro Lado da Esperança e conquistou também o Urso de Prata de Melhor Realizador no Festival de Berlim pelo segundo tomo da trilogia que iniciou com Le Havre.
Festival de Berlim - Urso de Prata - Melhor Realizador, Grande Prémio da Crítica Internacional (FIPRESCI) 2017 votado por 576 críticos de cinema de todo o mundo.Trailer:
Classificação: M/12
https://vimeo.com/237603543
Berlin Film Festival - Silver Bear Award - Best Director, International Critics' Prize (FIPRESCI) 2017, voted by 576 film critics from around the world.