
Brasão
Escudo peninsular de ouro, com um cavaleiro armado de prata, realçado de azul, galopando em cavalo negro e empunhando uma espada de prata ensanguentada; em contra-chefe duas cabeças de carnação, caídas e cortadas de sangue, uma de homem à dextra e outra de mulher à sinistra toucadas de prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listrel branco com legenda a negro «Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Évora». Concebido pela 1.º República à cidade em 1919, o brasão ostenta o colar da Torre e Espada.
Bandeira
Com cordéis e borlas de ouro e vermelho, haste e lança douradas, gironada de ouro e vermelho.
Selo
Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. em volta, dentro de circulos concentricos, os dizeres "Câmara Municipal de Évora".
-------------------------
Em 28 de Outubro de 1987, a Câmara Municipal de Évora deliberou por unanimidade aprovar novos símbolos do município - Brasão, Bandeira e Selo -, uma vez que o uso dos anteriores não tinha sido objecto de qualquer deliberação, nem o Brasão proposto pela Câmara em 1951 tinha sido referendado pelo Estado. Por maioria, foram também aprovadas nessa data as novas cores da bandeira, ginorada de duas cores - vermelho e ouro, como compete a uma cidade.
A decisão da Câmara Municipal teve em conta o parecer do Dr. Pedro Sameiro, especialista em heráldica, que propôs a escolha alternativa entre o vermelho e ouro e negro e ouro, repudiando a antiga bandeira gironada a vermelho e azul, que não respeita as regras estabelecidas na heráldica.
No entender deste especialista, e apesar do negro ser mais evidente no brasão que o vermelho, este poder-se-à justificar quer a solução de compromisso com a bandeira anterior (vermelho e azul) quer porque o vermelho tem sido a cor tradicional do poder municipal.
Por outro lado, encontra-se exposta nos Paços do Concelho uma bandeira, provavelmente da época filipina, que supostamente representa, em fundo vermelho, o cavaleiro Geraldo Sem Pavor e as cabeças mouriscas degoladas, como salientou o Sr. Túlio Espanca.