Promotor
Câmara Municipal de Évora - Divisão de Educação e Intervenção Social.
Responsável
Elsa Oliveira | Vicência Cominho
Entidades Parceiras
Instituições educativas, GARE, PSP, GNR e outras parcerias estratégicas, conforme o projeto a implementar anualmente.
Objetivos
Proporcionar às crianças e às suas famílias atividades lúdico-pedagógicas, capazes de promover a aprendizagem, a partilha e o enriquecimento dos visitantes/participantes. São desenvolvidas estratégias que promovem a participação, o sentimento de pertença, o convívio, o respeito, a diversão e contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias a uma cidadania ativa e saudável.
Público-alvo
Especialmente direcionado para crianças, ainda que o Espaço Criança da Feira seja um espaço intergeracional.
Calendarização
Junho de cada ano.
Local
Parque Infantil Almeida Margiochi.
Resumo/Sinopse
O Espaço Criança da Feira de S. João - S. Joãozinho, é pensado para proporcionar às crianças e às suas famílias um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas. É preparado com as instituições educativas locais que aceitam o convite para participar e outros parceiros locais que se revelem essenciais para o desenvolvimento das atividades. Em conjunto, concebem a proposta, criam materiais, decorativos e expositivos e desenvolvem atividades, entre as quais, espetáculos com a participação de crianças, docentes, não docentes e familiares.
Nos últimos anos, este espaço obedece ao tema central da Feira de S. João.
Observações:
A Feira de Évora tem mais de 500 anos. Com o nome Feira de S. João existe há 450 anos, desde 24 de junho de 1569, mas foi em 1979 que a CME "(...) reservou pela primeira vez um recinto destinado aos filhos dos feirantes, onde tiveram oportunidade de brincar, pintar, modelar, etc. (...)"*. Este espaço coincide com a abertura em Évora da segunda Ludoteca do país, a primeira pública.
Desde então, a oferta lúdico-pedagógica do S. Joãozinho - o Espaço Criança da Feira de S. João - tem vindo a ser cada vez maior e mais diversificado.
O envolvimento das pessoas da comunidade educativa na construção deste espaço e na participação ativa nas atividades oferecidas gratuitamente, pela CME, em parceria com outras instituições, acrescenta outra dimensão a este evento importante na cidade de Évora. Esta Feira, foi desde sempre a Sul do Tejo, muito importante para o desenvolvimento das povoações, dos habitantes. O que se procura fazer com este envolvimento da comunidade no Espaço Criança é incentivar o sentimento de pertença, a participação, aproximar instituições e pessoas, dar respostas de diversão para todos, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, das competências sociais e da vivência do espaço público, como espaço de convivência e aprendizagem e de socialização.
Este é um espaço único e muito especial da Feira de S. João que, apesar de ser pensado para as crianças, é usufruído por todos, sendo, sobretudo, um espaço de lazer, seguro, agradável e com ofertas de diversão significativas e totalmente gratuitas.
* Soares, Sílvia (1983). "Uma Ludoteca em Évora".
Contactos
Telefone: +351 266 777 000
Email: elsa@cm-evora.pt | vicencia.cominho@cm-evora.pt