08 agosto 2014
Guia do Fundo Documental
Saiba mais sobre o Fundo Documental do Arquivo da Câmara Municipal de Évora
Guia do Fundo Documental
O Fundo Documental do Arquivo da Câmara Municipal de Évora encontra-se distribuído por 4 salas do edifício dos Paços do Concelho.
O acesso ao Arquivo está limitado aos funcionários mas qualquer utilizador externo poderá consultá-lo desde que superiormente autorizado.
Embora já existissem algumas Normas de Arquivo aprovadas em reunião de Câmara de 29/8/1961, o Regulamento do Arquivo foi aprovado pela edilidade a 12 de Novembro de 2003 e estipula a sua função principal – recolher, tratar, conservar e difundir a informação.
Todo o acervo está acessível através de catálogo On Line na INTRANET da Câmara Municipal de Évora.
Tratamento do Fundo Documental
O tratamento dado ao fundo documental existente no Arquivo Municipal de Évora, foi feito de acordo com o Quadro de Classificação dos Arquivos Municipais. Optou-se por um Plano de Classificação Orgânico-Funcional, elaborado da seguinte forma:
Correspondendo as secções às próprias secções, as sub-secções aos assuntos e as séries aos sub-assuntos. Ex:
- Secção – Secção de Apoio Administrativo e Gestão Documental
- Sub-secção – Correspondência
O Arquivo procede ao registo informático de toda a documentação que dá entrada no serviço, organização e arrumação nas estantes.
O Arquivo leva a efeito, anualmente, eliminações segundo a Port. 412/2001 de 17 de Abril.
A transferência de documentos é feita no início de cada ano civil. A documentação faz-se acompanhar de Guia de Remessa, a qual é conferida pelo Arquivo e anexado Auto de Entrega.