Apresentação
O Arquivo Municipal de Évora coloca à disposição dos seus utilizadores uma abordagem à sua base de descrição documental, na intranet da Câmara. O utilizador tem à sua disposição uma lista de classificação documental, que lhe permite fazer pesquisas selecionando a unidade arquivística que pretende.
Em relação à sua função patrimonial, o Arquivo Municipal de Évora, custodia, preserva e disponibiliza aos seus utilizadores internos e público em geral, um acervo que, em 2008, é equivalente a 3000 metros lineares. Anualmente, recebe cerca de 30 metros lineares.
Tal documentação, proveniente das mais diversas secções da instituição, possui uma cronologia compreendida entre 1835 e 2008.
O Arquivo Municipal de Évora, detém ainda uma significativa coleção de legislação:
- Legislação portuguesa, compreendida entre 1823 e 1910
- Diários do Governo entre 1866 e 1976
- Diários da República de 1977 a 2006
Esta legislação está disponível para consulta.
Existe um Catálogo online disponível no DocWindow, a que qualquer utilizador interno dos Serviços da Câmara Municipal poderá aceder. Os utilizadores externos deverão dirigir-se ao serviço de atendimento do Arquivo, onde o funcionário lhe disponibilizará a informação. Dispomos ainda de um serviço de fotocópias, digitalização e microfilmagem.
Contato e Atendimento
Arquivo Municipal de Évora
Rua D. Isabel, 7004-506 Évora
Telefone: +351 266 777 000
Fax: 266 702950
Horário de Funcionamento: Das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aberto todos os dias úteis, exceto feriados.
Serviço Responsável
DCP – Divisão de Cultura e Património, Câmara Municipal de Évora
Chefe de Divisão: Dr. Miguel Pedro
Endereço: Praça do Sertório 7004-506 ÉVORA
Telefone: +351 266 777 000 – Ext.: 1651
Serviços do Arquivo Municipal
Serviço Educativo
O Arquivo da Câmara Municipal de Évora está a desenvolver um conjunto de ações utilizadas não só para rentabilizar e valorizar um trabalho de recolha e tratamento da sua documentação, mas também para proporcionar momentos de contacto direto com a “História Viva” local.
Este serviço pretende também mostrar as áreas técnicas do Arquivo, o circuito da documentação dentro do edifício – Receção e Triagem, Pré-arquivagem, Conservação Digitalização e Microfilmagem e o circuito do utilizador - do hall de entrada à Sala de Leitura.
Para o ano letivo de 2013-2014, pretende-se ainda dar a conhecer as profissões, que se calhar não são muito vulgares, mas que são as dos nossos profissionais, Técnico Superior de Arquivo, Técnico Profissional de Arquivo, Técnico Profissional de Microfilmagem e Assistente Técnico, através do atelier “À Descoberta das Profissões” com o qual se pretende potenciar junto dos mais pequenos uma primeira aproximação ao mundo das profissões.
Para terminar propomo-nos dar a conhecer o Arquivo através de uma conversa informal onde definimos o que é um arquivo, quais as suas funções e fundos, seguindo-se a sua exploração, de forma a mostrar o que guarda e faz um arquivo, dando a conhecer a importância das fontes primárias no desenvolvimento da plena cidadania, como complemento da sua formação curricular.
Serviço de Digitalização e Microfilmagem
O Serviço de Digitalização e Microfilmagem desenvolve um projeto de digitalização e microfilmagem no âmbito do controlo, gestão e recuperação da informação.
Numa 1ª fase, este projeto atendeu apenas a digitalização e/ou microfilmagem dos processos individuais dos funcionários que são diariamente consultados e requisitados pelo serviço de pessoal da Câmara Municipal de Évora, bem como de alguns documentos de interesse relevante e histórico. Numa segunda fase, visa contemplar os projetos de obras municipais. A implementação do Projeto de digitalização e/ou microfilmagem pretende atingir os seguintes objetivos:
- Facilitar o acesso à informação;
- Otimizar o processo de reprodução dos documentos, substituindo a fotocópia tradicional pela digitalização, sem haver necessidade de aceder ao original;
- Garantir segurança e integridade do património documental, evitando a manipulação dos originais;
- Serviço de Arquivística.
Serviços de Arquivística
Pode encontrar em baixo, nos documentos associados, o Guia do utilizador, o Regulamento do Arquivo e a Minuta de Guia de Remessa para entrega de documentação.
Serviço de Preservação e Conservação do Arquivo Municipal de Évora
O Arquivo da Câmara de Évora tem as seguintes áreas para Preservação e Conservação da documentação que detém à sua guarda:
- Higienização: na sala de depósitos do rés-do-chão existe um espaço para a limpeza das coleções. Cabe aqui fazer a higienização, preservação preventiva por excelência, de todo o espólio documental que dê entrada no Arquivo Municipal de Évora.
- Acondicionamento: a preservação do acervo documental faz-se também através do acondicionamento dos documentos. O acondicionamento, além de fornecer um suporte físico, funciona também como proteção contra agentes de degradação externos. As escolhas tomadas e a metodologia utilizada influenciam fortemente a preservação pelo que tentamos arranjar as soluções e tipo de materiais mais adequados.
- Digitalização: a digitalização, transferência de suporte, converte um suporte físico num formato digital. Esta prática de conservação preventiva permite um acesso visual múltiplo e simultâneo à informação, a impressão, envio por mail rápido a baixos custos, facilidade e qualidade no acesso à informação, poupando assim os documentos originais ao manuseamento excessivo.
- Microfilmagem: com este tipo de suporte podemos melhorar o acesso dos documentos, reduzindo o desgaste físico que o manuseamento direto pode causar ao documento original.
Serviço de Avaliação, Seleção e Eliminação
Os diversos serviços da Câmara Municipal de Évora produzem e acumulam anualmente milhares de documentos que necessitam ser submetidos a uma rigorosa gestão arquivística. Assim, o Arquivo Municipal de Évora promove a aplicação de procedimentos técnicos normalizados de avaliação, seleção e eliminação de documentos para determinação do valor documental e para efeitos de conservação permanente ou eliminação findos os respetivos prazos de conservação administrativa.
A avaliação, seleção e eliminação dos documentos das Autarquias Locais encontram-se regulamentada pela Portaria 1253/2009 de 14 de Outubro. Assim, são definidas as seguintes estratégias:
- Coordenar a avaliação, seleção e eliminação da documentação;
- Proceder à avaliação de documentação acumulada e à seleção da documentação de conservação definitiva;
- Criação de relatórios de avaliação e reencaminhamento à DGARQ para eliminação de conjuntos documentais não referidos na Tabela de Seleção anexa à Portaria 1253/2009;
- Coordenar o processo de eliminação documental dos documentos sem reconhecido valor arquivístico.
Condições de Consulta
As espécies podem ser consultadas pelos funcionários da Câmara Municipal, mediante preenchimento de requisição de leitura.
Os leitores externos poderão consultar a documentação existente em Arquivo, depois de prévia autorização superior.
O Arquivo como é a “consciência histórica” da Administração, devendo atender fundamentalmente às necessidades desta, disponibiliza a sua documentação a todos os funcionários na Sala de Leitura, para o que apenas é exigido o preenchimento de requisição (fornecida no próprio Arquivo) em que deverá referir a documentação desejada e serviço requisitante. Mas, como lhe cabe também captar as potencialidades do seu acervo e proporcionar à comunidade que o cerca a possibilidade de as aproveitar, é também dada a oportunidade a qualquer utilizador externo de usufruir dos seus serviços. Para esse fim deverá solicitar autorização superior por escrito.
NOTA: pode encontrar o requerimento "tipo" nos documentos em anexo.