Cidade para Tod@s

“Não é a distância que mede o afastamento.” Antoine de Saint-Exupéry


O tempo de crise é um tempo de aproximação de vontades. Quando privados do normal funcionamento das nossas vidas, tendencialmente damos importância ao que verdadeiramente importa, procuramos viver com o essencial e canalizamos esforços para que tod@s possam sofrer menor impacto, durante menos tempo, com menos consequências negativas. O recente tempo de crise, que a todos afetou, trouxe para a rua a verdadeira essência de uma cidade que educa porque ajuda, apoia, socorre, zela, vigia, suporta, acolhe e promove. As mãos da Cidade Educadora respondem quase sempre mais rápido do que a vontade de dizer que vamos fazer. O nosso território quer ser "terra" para todos e quando asseguramos Recursos para Tod@s, ficamos mais próximos dessa verdade que perseguimos- fazemos para todos, não importa se fazemos muito, importa é que o façamos com consequência, com propriedade, com sentido de justiça, inclusão e promoção de cada pessoa e do conjunto das suas aspirações.

Os recursos ajudam a vencer barreiras, a vergar dificuldades, a encontrar respostas e a estreitar laços. Os recursos são respostas às perguntas que se colocam. Os recursos para tod@s, em todo o tempo, tão ao estilo da Cidade Educadora são as respostas às perguntas antes mesmo de elas poderem ser colocadas.

Em todo o tempo, e não só no tempo de crise, os recursos para tod@s numa Évora Cidade Educadora, procuram dar resposta às necessidades dos seus habitantes, nunca esquecendo os mais vulneráveis em qualquer situação das suas vidas.


Perante novos desafios, surgem novas oportunidades e uma mesma responsabilidade. Évora, Cidade Educadora, continua a sua ação em prol da educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade
(Preâmbulo da "Carta das Cidades Educadoras").


Consulte os recursos disponíveis online:

Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular (atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural dirigidas a alunos do 1.º CEB)
Aceda aqui.


Inclusão em Movimento (programa de atividade física destinado a pessoas, de várias faixas etárias, com necessidades especiais)
Aceda aqui.

Prática Desportiva: